quarta-feira, 22 de junho de 2011

2º Ano do Ensino Médio - Mol

Mol ainda será tema de discussão de algumas aulas. É um assunto extenso, mas de extrema importância. Lembre-se que muitas vezes o problema está na matemática e não na química. Tentem fazer todos, são bastante importantes.
Lembrem-se de que essa é uma atividade que vale "pontos extras", ou seja, é uma oportunidade de recuperar alguns pontos que não foram aproveitados no baixo rendimento que tiveram na avaliação.
Baixem os exercícios no link abaixo:

EXERCÍCIOS ENVOLVENDO MOL


Um mol de abraços.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VISITA À UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

Nesse dia 14 de Junho alunos dos 1º Anos A e B e alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Boulanger Pucci realizaram uma visita à Universidade de Uberaba - UNIUBE.
A maioria dos alunos não puderam realizar a inscrição para o Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) por não estarem portando documentação mínima para inscrição. Por isso lembrem-se alunos... Todas as vezes que algum evento, passeio ou excursão estiverem previstos, não esqueça de portarem seus documentos, tipo RG e CPF.
Registramos a imagem do grupo de alunos, tomamos lanche por conta da Universidade, conhecemos a Biblioteca, um dos laboratórios da Engenharia, enfim...
Foi uma oportunidade dos alunos se familiarizarem com o ambiente que é a universidade e sentirem que o lugar deles está reservado, onde todos possuem capacidade e oportunidade de se tornarem universitários e mais adiante um cidadão com curso superior.
Obrigado UNIUBE pela recepção e obrigado alunos pelo interesse e disciplina apresentados nesse passeio.
Espero que possamos fazer mais destes...
Abaixo, algumas imagens do passeio.

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMO BAIXAR UM ARQUIVO DO BLOG

Se você já conseguiu baixar o arquivo, parabéns. Mas se tiver dificuldades, abaixo está um passo-a-passo de como realizar um download:
Instruções de como baixar um arquivo do blog:
É importante que quem conseguir fazer o download de algum arquivo, repasse para os outros alunos, a fim de que nenhum aluno saia prejudicado por conta da dificuldade de acesso ao arquivo.
Para baixar o arquivo, clique no link de interesse e irá aparecer uma tela semelhante a essa:
Clique em Download, como indica a seta da figura acima e irá aparecer essa janela:

Don't have a SlideShare account? Create one
Você não tem conta no SlideShare? Crie uma

Clique em Create one e irá abrir a seguinte janela:


Preencha os espaços de nome, senha e e-mail, clique em "SIGN UP". Abra a caixa de mensagens de seu e-mail e confirme a mensagem que você irá receber no seu e-mail que você cadastrou e pronto...
Você poderá fazer o login para baixar qualquer arquivo, não só do blog, mas de todos os arquivos disponíveis do SladeShare.
Se ainda não entendeu, poste sua dúvida e tentarei ajudar, da melhor forma possível.

Um mol de abraços.


2º Ano EJA - FARMÁCIA - EXERCÍCIOS AVALIATIVOS

Alunos do 2º Ano da Farmácia, está disponível no link abaixo uma atividade que realizaremos a correção em sala de aula, mas que vocês pode tirar as dúvidas ainda no blog.

Exercícios Avaliativos_ 2ºBM

Se você já conseguiu baixar o arquivo, parabéns. Mas se tiver dificuldades, abaixo está um passo-a-passo de como realizar um download:
Instruções de como baixar um arquivo do blog:
É importante que quem conseguir fazer o download do arquivo, repasse para os outros alunos, a fim de que nenhum aluno saia prejudicado por conta da dificuldade de acesso ao arquivo.
Para baixar o arquivo, clique no link abaixo e irá aparecer essa tela:
Clique em Download e irá aparecer essa tela:

Don't have a SlideShare account? Create one
Você não tem conta no SlideShare? Crie uma

Clique em Create one e irá abrir a seguinte janela:
Preencha os espaços de nome, senha e e-mail, confirme a mensagem que você irá receber em seu e-mail e pronto...
Você poderá fazer o login para baixar qualquer arquivo, não só do blog, mas de todos os arquivos disponíveis do SladeShare.

Um mol de abraços.


domingo, 12 de junho de 2011

2º Ano do Ensino Médio - COMO MONTAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO

Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais e de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.
Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efetuado, proporcionando uma consulta fácil e fornecendo de modo objetivo a informação mais relevante.
Clique no link abaixo e saiba como confeccionar um relatório simples:


Como montar um relatório científico


Saibam que um bom relatório pode nos destacar não só no ramo da química, mas em qualquer atividade profissional. Pense nisso.


Um mol de abraços.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

3º Ano do Ensino Médio - FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Olá alunos do 3º Ano;
Nesse final de bimestre iremos conhecer sobre um assunto que tem sido discutido em todo o planeta, que é a forma que a população mundial vem utilizando suas fontes de energia.
É importante ressaltar até quando o conforto da humanidade deve prevalecer à preservação do Meio Ambiente.
Iniciamos o assunto na aula passada e iremos continuar aqui.
Leem ou baixem o arquivo sobre as FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA e poste sua observação sobre a seguinte pergunta:
É possível construir um Brasil com energia sustentável? Elabore uma justificativa (a favor ou contra) a cerca da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, contrastando a pergunta acima com o Projeto Belo Monte.
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA


Abaixo, alguns vídeos que norteiam o assunto:




Ah! Para o enriquecimento de nossa discussão, achei pertinente  um comentário:
A geração de nossos pais foi uma época em que o Estado não se referia à população brasileira para tomada de decisões (herdado pela ditadura militar e o Neoliberal, implantado pelo ex presidente FHC). O processo de democratização que estamos vivendo (estado necessário) ainda está longe de ser o ideal. E é claro que não podemos ser ingênuos o suficiente para achar que a mudança de Estado vai resolver o problema da democracia, da desigualdade, da injustiça e do desrespeito ao Meio Ambiente no Brasil. Mas sabemos que a sociedade tem uma voz ativa e que qualquer que seja a tomada de decisão, os políticos que ali decidem estão representando a voz do povo brasileiro. Muitas vezes os políticos se esquecem de quem os colocaram na posição que ocupam hoje e cabe à população lembrar que eles não podem tomar uma decisão que está de contra a maioria.


Um mol de abraços.

terça-feira, 7 de junho de 2011

2º Ano do Ensino Médio - CONCEITOS IMPORTANTES DA FÍSICO-QUÍMICA

Olá alunos do 2º Ano;


Nesse final de 2º Bimestre iremos mudar um pouco o foco, sabendo que existem conceitos que deveríamos dominar desde a 1ª Série do Ensino Médio e que por algum motivo tenhamos deficiência ou esquecido o conteúdo.
Para isso, vamos rever alguns assuntos pertinentes que irão nos nortear para uma melhor compreensão dos conteúdos a partir do segundo semestre.
Baixem o arquivo abaixo e vamos compreender melhor esses conceitos:
CONCEITOS IMPORTANTES DA FÍSICO-QUÍMICA


Um mol de abraços.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PROGRESSÃO PARCIAL 2011

Aos alunos da E. E. Boulanger Pucci que precisam concluir a Progressão Parcial referente ao ano anterior, seguem os arquivos contendo o trabalho que deverá ser realizado para dar suporte à avaliação final.

Faça uma pesquisa sobre os conteúdos expostos nos tópicos propostos no trabalho e responda as perguntas que seguem.
O trabalho vale 40 pontos, enquanto a avaliação tem o valor de 60,0 pontos, somando um total de 100,0 pontos.
O trabalho deve ser entregue até o dia 25 de Junho de 2011, que dará numa sexta-feira, e a avaliação será realizada no dia 02 de Julho, ou seja, na sexta-feira seguinte.
Acesse o arquivo contendo o trabalho que é de seu interesse no link abaixo:


Não deixem de procurar o professor em caso de dúvidas.
Bons estudos e, qualquer dúvida, estarei à disposição.
Atenciosamente;

Claudinei Osório de Oliveira
Professor de Química.

Um mol de abraços.

1º Ano do Ensino Médio - Massa Atômica e Massa Molecular

Olá alunos do 1º Ano;
Iremos conhecer um assunto muito relevante no que se diz aos estudos sobre a Química.
Massa atômica e massa molecular são teorias que levaremos por todo o período da escola, até nos vestibulares e quem sabe, na sua futura profissão, já que a Química é um assunto fascinante, apesar de ser suspeito para dizer...
acessem o material que nos norteia para os estudos nas próximas aulas.
Massa atômica e massa molecular

Um mol de abraços.

1º ano do Ensino Médio - Preparação para o Simulado

Olá alunos;
Segue no link algumas questões que norteiam um preparatório para o simulado deste primeiro semestre.
Espero que possamos passar por esta etapa sem maiores dificuldades.
Vale lembrar que essa atividade será avaliativa.
Exercício Avaliativo – 1º Ano 2º Bimestre
Um mol de abraços.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Oxi - Uma nova e devastadora droga se espalha pelo país

Apesar de ter sido apontada como uma nova droga pela mídia, o oxi é considerado por especialistas como uma variação mais barata e tóxica do crack, que combina a pasta base de cocaína com substâncias químicas de fácil acesso.
De que é feito o oxi?
O oxi é uma mistura da pasta base de cocaína, fabricada a partir das folhas de coca, com substâncias químicas de fácil acesso, como querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções.
Segundo o psiquiatra Pablo Roig, diretor da clínica de reabilitação Greenwood, em São Paulo, o oxi libera uma fumaça escura ao ser consumido e costuma deixar um resíduo marrom, semelhante ao efeito da ferrugem em metais.
Por isso a droga recebeu o nome de oxi, uma abreviação de "oxidado".
Qual a diferença entre oxi e crack?
A principal diferença entre o oxi e o crack no mercado das drogas é o preço.
De acordo com o diretor do Departamento de Investigações sobre Narcóticos de São Paulo (Denarc), Wagner Gíldice, o oxi é vendido por cerca de R$ 2 a R$ 5 nas ruas. Pedras de crack podem chegar a custar R$ 10.
O oxi é mais barato justamente porque é feito com produtos químicos que podem ser conseguidos sem fiscalização e a preços baixos. Também por causa da utilização destas substâncias químicas, ele é mais prejudicial ao organismo do que o crack.
Enfim, fiquem ligados...
A química deve ser usada a Favor da Vida e não destruindo mentes, corpos, vidas, famílias, sonhos, pessoas.
Informem-se mais e divulguem a QuImIcA a FaVoR dA vIdA.
Fonte: BBC Brasil - Disponível em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110531_entenda_oxi_cc.shtml

Um mol de abraços.