domingo, 31 de julho de 2011

3º Ano do Ensino Médio - FUNÇÕES ORGÂNICAS

Olá alunos. Começamos mais um semestre.
Vamos iniciar este 3º Bimestre falando de FUNÇÕES ORGÂNICAS.
Apesar da existência de milhões de compostos orgânicos diferentes, podemos agrupá-los quanto à semelhança de suas propriedades químicas. A esse conjunto, damos o nome de funções orgânicas.
Essas substâncias podem ser reconhecidas pela presença de um átomo ou grupo de átomos específicos denominados GRUPOS FUNCIONAIS (parte da molécula onde ocorre a maioria das reações químicas. É a parte que determina, efetivamente, as propriedades químicas do composto, e também algumas propriedades físicas).
Até no 2º Bimestre nos aprofundamos nos Hidrocarbonetos e sua nomenclatura. Agora vamos nos concentrar nas principais funções orgânicas.

Veja a tabela abaixo:
Agora, em forma de trabalho, apresente um tipo de produto ou substância em que há presença de cada uma das funções orgânicas, dando o nome, detalhes e aplicação de cada produto ou substância pesquisada.
Essa atividade vale 2,0 pontos, com entrega para 03-08-2011 com visto no caderno. Para a turma do noturno essa atividade será para o dia 17/08/2011.
Qualquer data posterior a essa, a atividade terá 50% de validade nos pontos distribuídos.


Um mol de abraços.

2º Ano do Ensino Médio - Introdução à Termoquímica - Propagação de Calor

Olá alunos;
Iniciamos nosso 3º Bimestre falando de propagação de calor.
Calor é a energia térmica em transito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O calor passa de um corpo para o outro até que seja atingido o equilíbrio térmico.
O sentido de propagação de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Baixe nossa primeira aula desse 3º Bimestre no link:


Propagação de calor




Um mol de abraços.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aprender Química em um game é muito mais legal...

Conheça o "Corrida Elementar", um jogo de química, estilo "bejeweled", em que você precisa montar fórmulas. Acesse o link e entre nesse jogo.
Não deixem de comentar...


Um mol de abraços.