domingo, 20 de fevereiro de 2011

2º Ano do Ensino Médio - Coeficiente de Solubilidade

É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura.
Sabemos que solução é toda mistura de duas ou mais substâncias, onde temos formada uma só fase, ou seja, uma mistura homogênea.
Temos uma solução saturada, quando o solvente não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade.
Uma solução insaturada é aquela que ainda consegue dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade.
E por fim, a solução supersaturada, que é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade. As soluções supersaturadas costumam ser instáveis.
Um exemplo de coeficiente de solubilidade pode ser do ácido bórico (H3BO3), onde em água é 5,0 g de H3BO3 para 100 g de H2O a 20ºC.
O que isso quer dizer?
Que conseguimos dissolver no máximo cinco gramas de ácido bórico em cem gramas de água, na temperatura de vinte graus célsius.
Para facilitar a visualização do coeficiente de solubilidade de um determinado soluto, usa-se um gráfico.
Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura.

Repare no gráfico que a linha indica o coeficiente de solubilidade de um determinado soluto. Abaixo da linha temos uma solução insaturada e acima da linha indica que a solução está supersaturada.
A solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de sólidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura. Em sala de aula daremos mais atenção à solubilidade de sólidos.
Baixe nossa aula e vamos resolver alguns exercícios...
Exercícios

Um mol de abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário