quarta-feira, 8 de junho de 2011

3º Ano do Ensino Médio - FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Olá alunos do 3º Ano;
Nesse final de bimestre iremos conhecer sobre um assunto que tem sido discutido em todo o planeta, que é a forma que a população mundial vem utilizando suas fontes de energia.
É importante ressaltar até quando o conforto da humanidade deve prevalecer à preservação do Meio Ambiente.
Iniciamos o assunto na aula passada e iremos continuar aqui.
Leem ou baixem o arquivo sobre as FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA e poste sua observação sobre a seguinte pergunta:
É possível construir um Brasil com energia sustentável? Elabore uma justificativa (a favor ou contra) a cerca da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, contrastando a pergunta acima com o Projeto Belo Monte.
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA


Abaixo, alguns vídeos que norteiam o assunto:




Ah! Para o enriquecimento de nossa discussão, achei pertinente  um comentário:
A geração de nossos pais foi uma época em que o Estado não se referia à população brasileira para tomada de decisões (herdado pela ditadura militar e o Neoliberal, implantado pelo ex presidente FHC). O processo de democratização que estamos vivendo (estado necessário) ainda está longe de ser o ideal. E é claro que não podemos ser ingênuos o suficiente para achar que a mudança de Estado vai resolver o problema da democracia, da desigualdade, da injustiça e do desrespeito ao Meio Ambiente no Brasil. Mas sabemos que a sociedade tem uma voz ativa e que qualquer que seja a tomada de decisão, os políticos que ali decidem estão representando a voz do povo brasileiro. Muitas vezes os políticos se esquecem de quem os colocaram na posição que ocupam hoje e cabe à população lembrar que eles não podem tomar uma decisão que está de contra a maioria.


Um mol de abraços.

8 comentários:

  1. É possivel construir um Brasil com energia sustentável, se a população usasse a energia com consciencia. Assim não seria preciso a construção de tantas usinas, eu sou contra a usina de belo monte porque aquela área é muito rica em belezas naturais, coisas que so tem ali, pra que destruir isso? devemos proteger o patrimonio que nos foi dado e não destrui-lo devido a insaciável ganancia do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Se a construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte não fosse causar impacto ambiental, seria bom para a população, pois o custo da energia seria mais barata para todo o Brasil, isso faria com que as pessoas pudessem usufruir mais de seus bens. Porém, a construção dessa usina irá causar impacto ambiental, pois irá desmatar áreas habitadas por animais, deixando-os sem seu habitat natural, acabando com áreas com grande vegetação.

    Daniel de Oliveira Costa 3ªA

    ResponderExcluir
  3. A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, vai contra todos os princípios de preservação ambiental existentes. Apesar de indenizações e ressarcimentos, os prejuízos para as regiões próximas serão altos. Diversas áreas serão alagadas, desaparecendo praias de rios, casas ribeirinhas e regiões de agricultores que deverão ser recolocados. Locais próximos às barragens, serão afetados com a diminuição da vazão do rio, prejudicando a caça e a pesca de consumo próprio.

    Célio Tavares Rodrigues 3ºB

    ResponderExcluir
  4. A construção da usina vai ser um marco para a população do local a onde vai ser implantada e para o Brasil, diminuindo o custo da energia que já é muito cara, mas á onde a usina vai ser instalar, ela vai utilizar muito do local, vai destruir a floresta entorno dela só para dar o local para a inundação vai inundar a cidade perto de lá vai acabar com a fauna e flora do local e etc.
    Mais hoje como esta, vamos supor que vai valer só 45% de benefícios e 55% vai ser de malefício para a população do local.
    Vai prejudicar muito, como, o rio certo ponto vai secar, assorear, a riqueza do local não vai ser a mesma e etc..
    Mais os nossos governantes têm que ver e rever este projeto muito bem e vamos nos conscientizar á poupar energia para o nosso futuro.
    Guilherme josé 3°A

    ResponderExcluir
  5. A construção da Usina de Belo Monte iria causar um grande estrago ambiental, não só para a região, mas para todo o Brasil, como por exemplo várias espécies de animais e de plantas existentes na região iriam desaparecer, mas por outro lado seria benéfico porque a energia iria ficar mais barata para todo o país.
    A solução nao está na construção ou nao da Usina e sim na concientização da população sobre a importância da energia.

    Lucas Prata Urzêdo 3°A

    ResponderExcluir
  6. ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ Esse pessoal ai num ta falando nada com nada não, só repetindo o que ouviram, o Brasil não precisa da usina de belo monte, pois é um pais privilégiado pode contar com vários outros recursos, a energia eólica por exemplo, tá certo que o pais gastaria bastante dinheiro na implantação, mais não afetaria a fauna e a flora de regiões como essa, quer mais um exemplo a biomassa, hoje já varias usinas utilizam essa energia, e o brasil joga fora a matéria prima pra gerar muito mais energia que todas as usinas hidroelétricas juntas conseguem gerar.

    Então vamos deixar os indiozinhos quietinhos lá né...

    EU SOU CONTRA A CONSTRUÇÃO...


    Gustavo 3°B

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com a construção da hidrelétrica Belo Monte no rio Xingu,
    Porque ninguém tem a garantia que será somente mais essa a ser construída naquela região, é incalculável o impaquito ambiental que pode ser causado não só nesta região como para varias outras áreas, os próprios engenheiros não tem a noção da destruição que essa hidrelétrica pode causar quantas vidas, quantas matas, quantas estórias eles podem apagar com uma construção dessa proporção, e também quantos animais eles podem matar mesmo tentando os deslocar, peixes que existem somente naquela região, poderão deixar de existir porque não conseguiriam subir o rio para sua reprodução, com a construção dessa hidrelétrica aumentará a chance de desmatar mais para a construção de hidrelétricas, sendo que não a necessidade de acabar com uma mata, ter energia e sim investir em fontes alternativas, que no inicio o custo será muito alto, mais porque não é uma energia que ainda não é muito utilizada aqui no Brasil, mais se passar a ser investida o custa ficara muito melhor:

    GUILHERME 3°B

    ResponderExcluir
  8. Eu sou totalmente contra a construção da Usina Belo Monte. Além dos grandes impactos ambientais irreparáveis, também serão afetadas diversas famílias a beira da região; que terão suas casas e terrenos inundados e outras regiões sofrerão com a alteração no fluxo de água do rio. Pessoas que dependem da caça e da pesca provenientes do rio, terão dificuldades em se restabelecerem. Quem garante indenizações? Quem garante novas terras pra essa gente? E quem vai estabelecer novamente a natureza tomada por "estragos"...

    ResponderExcluir