quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1° Ano do Ensino Médio - Estrutura do átomo

Sabe que a química é a ciência que busca compreender os mistérios da matéria e essa é formada por partículas, chamadas de átomo.
A princípio, o átomo era uma bolinha, depois o modelo foi evoluindo, e hoje em dia, esse átomo moderno é dividido em duas regiões bastante distintas: o núcleo e a eletrosfera.
Nesse núcleo e eletrosfera nós temos três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.
Prótons: é a partícula fundamental que se encontra no núcleo do átomo, tendo carga positiva e massa igual a 1.
Nêutrons: é a partícula fundamental que se encontra no núcleo do átomo, tendo carga neutra e massa igual a 1.
Elétrons: é a partícula fundamental que se encontra na eletrosfera, tendo carga negativa e massa desprezível, comparada à massa do próton e do nêutron.
Um elemento químico tem três características importantes:
- o n° atômico, representado pela letra “Z”, que indica o número de prótons dentro do núcleo do átomo;
- o n° de massa, representado pela letra “A”, que indica a massa do elemento químico e é resultado da soma do n° de prótons mais nêutrons;
- o símbolo do elemento, que quando representado por uma letra apenas, essa deve ser maiúscula e quando representada por duas letras, a primeira é maiúscula e a segunda, minúscula.
A principal característica de um elemento é o número de prótons.
Por enquanto ficamos aqui.
Baixe nossa aula no link abaixo e na próxima semana daremos sequência.
Estrutura do átomo
Um mol de abraços.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

2º Ano do Ensino Médio - Coeficiente de Solubilidade

É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura.
Sabemos que solução é toda mistura de duas ou mais substâncias, onde temos formada uma só fase, ou seja, uma mistura homogênea.
Temos uma solução saturada, quando o solvente não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade.
Uma solução insaturada é aquela que ainda consegue dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade.
E por fim, a solução supersaturada, que é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade. As soluções supersaturadas costumam ser instáveis.
Um exemplo de coeficiente de solubilidade pode ser do ácido bórico (H3BO3), onde em água é 5,0 g de H3BO3 para 100 g de H2O a 20ºC.
O que isso quer dizer?
Que conseguimos dissolver no máximo cinco gramas de ácido bórico em cem gramas de água, na temperatura de vinte graus célsius.
Para facilitar a visualização do coeficiente de solubilidade de um determinado soluto, usa-se um gráfico.
Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura.

Repare no gráfico que a linha indica o coeficiente de solubilidade de um determinado soluto. Abaixo da linha temos uma solução insaturada e acima da linha indica que a solução está supersaturada.
A solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de sólidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura. Em sala de aula daremos mais atenção à solubilidade de sólidos.
Baixe nossa aula e vamos resolver alguns exercícios...
Exercícios

Um mol de abraços.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

3º Ano do Ensino Médio - Propriedades das cadeias carbônicas

Como já vimos, o elemento Carbono é tetravalente e é capaz de "encadear" com outros carbonos.
Este elemento pode formar cadeias que podem ser imensas, onde podemos classifica-los com relação ao número de carbonos que ele está ligado, da seguinte forma:
Carbono primário: o átomo de carbono que está ligado no máximo a outro átomo de carbono;
Carbono secundário: que está ligado a 2 átomos de carbono;
Carbono terciário: que está ligado a 3 átomos de carbono;
Carbono quaternário: que está ligado a 4 átomos de carbono.
temos um exemplo de uma cadeia carbônica que compõe os quatro tipos de carbono:

E quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, temos as cadeias carbônicas saturadas e insaturadas.
Saturadas quando existem apenas ligações simples entre os carbonos.
Insaturadas, quando ocorrem ligações duplas e/ou tripas entre os carbonos.
E podemos classificar essas cadeias abertas quanto à presença de um heteroátomo. O que vem a ser isso?
Temos uma cadeia carbônica homogênea, quando não há um heteroátomo presente, de forma que temos uma cadeia carbônica heterogênea, quando há um heteroátomo presente entre os carbonos.
É muito interessante identificarmos as características de uma cadeia carbônica, pois ela irá ser nosso material de estudo por praticamente todo esse ano.
Baixe nossa aula na íntegra no link abaixo e aguarde nosso próximo assunto.

Sinta-se em casa para perguntas. Seja meu aluno de sala de aula ou não, estarei sempre à disposição.


Um mol de abraços.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1º Ano do Ensino Médio - Matéria e os Elementos Químicos

Alunos do 1º Ano;
Começamos nossa primeira etapa nesse ano com o estudo da matéria, ou seja tudo que nos cerca.
Sabe que a química é a ciência que busca compreender os mistérios da matéria. Então, ao longo do ano, iremos tentar desvendar os mistérios da organização da matéria. Feito isso, nós vamos conseguir “manipular a matéria”.
Podemos classificar a matéria como substância pura e mistura.
Substâncias puras - são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico ou de mais de um elemento, o que não deixará de ser puro.
Misturassão formadas por duas ou mais substâncias puras e estas são chamadas de componentes da mistura.
E as substâncias puras podem ser classificadas por:
Substâncias simplesque são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio.


Substâncias puras compostas: que são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico (nome comercial ácido de muriático) formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.


Na linguagem da química, para os químicos se comunicarem, usamos o símbolo para representar um elemento químico. No caso do Hidrogênio, uma única letra, maiúscula e alguns outros elementos vão precisar de duas letras, sendo que a primeira é maiúscula e a segunda, minúscula.
Os átomos se unindo, através de ligações, formam grupinhos de átomos que são as moléculas ou aglomerados iônicos.
Saiba mais, baixando nossa aula, no link abaixo.
Um mol de abraços.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

2º Ano do Ensino Médio - Soluções

Estamos no começo de etapa da Físico Química e é muito importante dominarmos o conceito do que vem a ser uma solução.
Soluções
Qualquer mistura homogênea para nós, na química, é uma solução.
Lembre-se que:
Mistura é uma reunião sem que haja uma transformação.
Homogênea, que tem só uma fase.
Agora outra coisa em nosso cotidiano é o chocolate com leite. Imagina você colocar quatro quilos de chocolate em um copo com leite... Isso é possível?
Claro que não.
Então sabemos que há um limite para essa solubilidade, ou seja, num copo de leite sabemos que há um limite de chocolate que pode ser dissolvido. Esse assunto está relacionado ao coeficiente de solubilidade.
Através deste coeficiente podemos saber se uma solução pode ser saturada ou insaturada.


Solução insaturada é aquela em que a quantidade do soluto é menor que aquela permitida pelo coeficiente de solubilidade.


Solução saturada é aquela em que a quantidade de soluto está no limite permitido pelo coeficiente de solubilidade.
Saiba mais, acessando abaixo nossa aula, na íntegra:
Soluções
Veja nosso vídeo, mostrando a diferença entre uma solução e uma reação no link "Nossos experimentos".

 

Um mol de abraços. 

3º Ano do Ensino Médio - Introdução à Química Orgânica

Aos alunos do 3º Ano, iniciamos uma primeira etapa, onde é essencial que saibamos a origem da Química Orgânica e algumas propriedades do elemento Carbono ( C ). Falamos sobre Bergman, que propôs que se dividissem as substâncias em compostos orgânicos e inorgânicos; sobre Berzelius, que criou o conceito da “Teoria da Força Vital”; Wöhler, que sintetizou a amônia a partir do Cianato de Potássio; Kekulé, que postulou o elemento Carbono, desvendando descobrindo muitas propriedades que antes a ciência não tinha o conhecimento.

Eis os três postulados de Kekuké:
1- O carbono é tetravalente;
2- Ele faz quatro ligações;
3- É capaz de formar cadeias com outros átomos de carbono.


Kekuké ainda previu que os átomos de carbono podem tomar por uma (normal), duas (dupla) ou até três (tripla!!!) valências entre eles e outros átomos.


Baixe nossa aula completa no link abaixo:
Introdução à Química Orgânica



Um mol de abraços.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aula Inaugural

Iniciamos nossa aula inaugural com uma pergunta pertubadora:

Para que estudar química?
A descoberta de novos materiais está por trás de todo o progresso tecnológico e só é possível descobrir novos materiais conhecendo muito bem as substâncias que o cercam.
A Química é uma ciência que trata da matéria e das substância.

O que é que a química tem a ver com o desenvolvimento tecnológico?
Na área de medicina, por exemplo:
Para se realizar um exame de sangue em um laboratório de análises clínicas eram necessários três dias. Hoje, o mesmo exame é realizado em três horas.
Um teste de gravidez demorava um dia para ser feito. Hoje o resultado de teste sai em cinco minutos. E além de mais rápidas, as análises feitas hoje dão resultados mais confiáveis.
Será que as pessoas sabem dizer a causa disso?
E nas outras áreas?
O avanço dos meios de comunicação, a informática, os objetos de uso diário dentro de nossas casas que também são fruto do desenvolvimento tecnológico... Nossa vida está cheia de tecnologia.
Tudo isso só se tornou possível porque foram usados novos materiais.
E é aí que entra a química.
Tudo que está ao nosso redor é feito de substâncias.
A Química é a ciência que estuda e observa as substâncias. E é justamente por isso que a Química é muito importante.

Você acha que a química está prejudicando ou ajudando a humanidade?
A principal causa de acidentes envolvendo produtos químicos é a falta de conhecimento sobre o comportamento dos produtos químicos, além da imprudência. Para manusearmos algum produto químico devemos conhecer seu comportamento na natureza. Com este conhecimento, podemos reduzir bastante os acidentes.


Um mol de abraços.